Investigações The Panama Papers: Expondo o Rogue Offshore Finance Industry

 Investigações

  The Panama Papers: Expondo o Rogue Offshore Finance Industry
 PANAMA PAPERS
 O juiz rejeita o processo por difamação do escritório de advocacia Panama Papers contra a Netflix por causa de ‘The Laundromat’
 A decisão da Primeira Emenda é o mais recente tropeço legal de Mossack Fonseca contra o gigante do streaming.
 Por Moussa Garcia
 4 de janeiro de 2021
 Jurgen Mossack (à esquerda) é interpretado por Gary Oldman e Ramón Fonseca (à direita) é interpretado por Antonio Banderas em The Laundromat.
 Um juiz federal da Califórnia rejeitou as alegações dos fundadores do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca de que “The Laundromat”, o filme repleto de estrelas da Netflix baseado na investigação do Panama Papers, era difamatório.
 A juíza do Tribunal Distrital dos EUA, Consuelo Marshall, concluiu que o filme foi protegido pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA, direito à liberdade de expressão. Segundo Marshall, os cinéfilos entendem que o filme é “ficcionalizado para dramatização” e não baseado em fatos objetivos sobre o escritório de advocacia e seus fundadores, Jürgen Mossack e Ramón Fonseca.
 A decisão emitida no mês passado, combinada com uma decisão separada proferida no mesmo dia, é o mais recente tropeço no caso da dupla contra o gigante do streaming. Mossack e Fonseca já tentaram e não conseguiram impedir a Netflix de lançar o filme online. A Netflix não quis comentar. Stephan Seegar, advogado de Mossack e Fonseca, disse ao ICIJ que “estamos discutindo opções de apelação”.
 A Netflix lançou “The Laundromat” em seu serviço mundial em outubro de 2019. O filme é dirigido por Steven Soderbergh e estrelado por Gary Oldman e Antonio Banderas como Mossack e Fonseca, respectivamente. Meryl Streep interpreta a personagem fictícia Ellen Martin, uma viúva cuja busca por dinheiro de seguro após a morte de seu marido a leva ao mundo confuso das empresas de fachada offshore.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *