A província espera pelo dinheiro do Orçamento Geral do Estado (OGE).
A informação foi avançada pelo director do Turismo, Cultura e Ambiente, Yuri Silva, na manhã desta sexta-feira, em entrevista à TPA.
O responsável disse que a manutenção dos monumentos históricos e culturais depende da recepção do dinheiro proveniente do OGE deste ano 2021.
Depois das declarações do director da cultura, o Maka Mavulo News, ouviu alguns populares em Caxicane, o mesmo mostram-se triste e irritado com as declarações do governante.
A senhora Domingas Ngongo, diz que estes jovens o presidente tem colocado no governo, não sabem respeitar quem lhes deu a independência. A nossa aldeia já está abandonada a anos pelo governo, e ainda assim nem ligam o busto do nosso Manguxi Neto, Firmino Fonseca foi mais longe dizendo que Caxicane é só lembrado no mês de Setembro eles venham aqui nos tapar as vistas com cerveja e muita dança em volta do monumento , agora vejam é um local dos liambeiros de noite irem lá fumar sua liamba,o soba o coitado já alertou a polícia e a administração para impedir está falta de respeito ao monumento de Manguxi não teve êxito a sua solicitação.
“Aquele local ficou um lugar dos jovens fumarem liamba, eles só veem aí limpar em Setembro na data do nosso herói.”palavras triste do ex colega de escola de Agostinho Neto.
No governo provincial tem jardineiros recebem salários todos os meses e no monumento de Agostinho Neto não tem.
Xavier Bernardo lamentou com os olhos escorrendo lágrimas a própria filha do Magunxi também é uma vítima do MPLA lhe bloquearam as contas no banco como corre as informações,que tem vindo de Luanda afinal o que nós de Caxicane fizemos de mal a este governo,a província tem orçamento anual infelizmente nós não temos visto o efeito deste orçamento aqui em Caxicane rematou.
Por Teresa Mendes
08/01/2021