Sahara Ocidental, território ocupado por Marrocos igualmente como Angola ocupou Cabinda em 1975

 

Conflito territorial entre Marrocos e o Sahara ocidental na agenda da nova administração Americana,soldados da Frente Polisario na entrada da cidade de Bir Lahlou, no Sahara Ocidental, território ocupado por Marrocos igualmente como Angola ocupou Cabinda em 1975

Por Mohammed Farouk

 Desde a adesão da presidência americana ao plano de autonomia proposto por Marrocos para o Sahara, vários defensores do direito à autodeterminação das populações saharauis manifestaram as suas preocupações na imprensa. Pontos de vista freqüentemente alimentados por inverdades e baseados em uma manifesta ignorância da história do problema do Saara.

 A título de recordação, desde a sua adesão à independência, Marrocos solicitou a recuperação das partes ocupadas do seu território, quer pela França, quer pela Espanha, ou sob estatuto internacional, como Tânger.

 Estados Unidos lançam processo de abertura de consulado no Saara Ocidental na nova administração de Joe Biden isto será uma grande oportunidade para aproximação da sua independência.

 No que diz respeito ao Sahara Ocidental, já em 1957, após a sua admissão às Nações Unidas, Marrocos levantou, perante a comissão de fiscalização da Assembleia Geral, a questão da vinculação a Marrocos do território de “Rio de Oro”, o antigo nome de o Saara., diz ocidental.

 Em 1960, o representante marroquino nas Nações Unidas protestou contra a inclusão do caso do Sahara na lista dos territórios não autónomos, considerando que este território era da sua soberania, da mesma forma que os territórios de Tarfaya, Ifni e os presidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *