Netanyahu aparece em tribunal com a apresentação das primeiras provas no julgamento

“Netanyahu aparece em tribunal com a apresentação de provas no julgamento”

 O julgamento de Benjamin Netanyahu em Israel, a lei de segredos oficiais.

 Por Celeste Muginga 

05 Abril, 2021

 “Netanyahu aparece em tribunal com a apresentação das primeiras provas no julgamento”… é a manchete do diário israelita Haaretz que mostra uma foto da pequena sala de audiências no Tribunal Distrital de Jerusalém. Com as caras de Netanyahu e advogados à esquerda, a testemunha chave e a testemunha do estado à direita.

 O Jerusalem Post escreve em primeira página que os procuradores começam a apresentar a acusação no julgamento de Netanyahu que hoje começa, mas a manchete faz-se com outra dor de cabeça: Israel preocupado com a posição americana antes das negociações indiretas com o Irão esta semana . Também na capa deste diário a indicação de que a maioria dos novos deputados no parlamento apoia a eleição de Netanyahu para chefe de estado, o que abriria caminho para uma nova liderança no partido Likud.

 No Jornal de Angola, atividades pré-escolares retomam hoje em todo o país, após um ano de paralisação.

 No El País, faz manchete a preparação para a primeira lei de Segredos da democracia espanhola. O jornal explica que o objetivo é pôr o país em linha com o resto da União Europeia e NATO. Atualmente, a Lei de segredos oficiais, elaborada em 1968, em pleno franquismo e retocada dez anos depois antes de ser aprovada a Constituição, não estabelece um prazo de caducidade dos segredos de estado, o que dificulta a tarefa de investigadores e historiadores sobre o franquismo e a transição. O PNV propõe 25 anos, o governo prefere que se fixem prazos de desclassificação distintos, consoante o grau do segredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *