O POVO DE CHINJENJE HUAMBO ESTÃO COM O ADALBERTO COSTA JÚNIOR E NÃO COM O JOÃO LOURENÇO

 Uma equipa do regime foi vista nos últimos tempos, no Município de Chinjenje, província do Huambo, a fazer um levantamento de dados, sobre o local de baptismo do Presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior (ACJ).

De acordo com apurações, a equipa pretendia obter informações que pudessem comprometer Adalberto Costa Junior quanto ao seu local de nascimento ou a Igreja que foi registrada. Ao deslocar-se a missão onde o líder da UNITA foi batizado, a equipa abordou um padre e consultou o livro (de assento de registro religioso) onde se encontram os dados de Costa Júnior. Alguns dos munícipes daquela localidade foram também interrogados tendo um deles garantido ter estudado com Adalberto na adolescência enquanto outros disseram que foram colega da sua irmã mais velha.

Segundo apurou o Maka Mavulo News a equipa dava sinais de pretender colher dados para suporte da companha que as autoridades tem movido contra Adalberto Costa Júnior. A conclusão é apoiada ao episódio de um dos sobas de Chinjenje que terá rejeitado o convite para prestar o falso testemunho em que teria apenas que dizer que Adalberto chegou ao Chinjenje quando tinha cinco anos.

“Ontem em mais uma acção desesperada do Regime do MPLA, o Município do Chinjenje terra natal de ACJ foi palco de uma busca sem precedentes nos serviços de registo civil e identificação que viria a prosseguir na paróquia do Chinjenje na busca do registo de batismo de ACJ e registo de nascimento. As mesmas acções não tiveram êxitos porque toda gente contactada no caso os anciãos conheceram os Pais de ACJ e o viram lá ainda em tenra idade”, lê-se numa postagem desta quarta-feira, nas redes sociais de autoria de Adriano Sapiñala, o secretario provincial da UNITA em Benguela.

O levantamento sobre dados do acento de batismo do Presidente da UNITA, acontece semanas depois de o Arcebispo Emérito do Huambo, Dom Francisco Viti ter gravado um vídeo dando o seu testemunho sobre a infância Adalberto Costa Júnior, naquela localidade.

Por Luís Miguel

08 Abril , 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *