Fogo fora de controle irrompe no Parque Nacional da Montanha da Mesa, na Cidade do Cabo

Um incêndio descontrolado” está queimando no Parque Nacional da Montanha da Mesa, na Cidade do Cabo, danificando prédios e levando à evacuação de caminhantes do marco mais famoso da cidade, disseram autoridades sul-africanas no domingo.

Dois bombeiros ficaram feridos e internados no hospital e nove estruturas foram destruídas no incêndio, Jermaine Carelse, porta-voz dos Serviços de Bombeiros e Resgate da Cidade do Cabo, disse à CNN em um e-mail no domingo.
Cerca de 200 bombeiros foram enviados para combater o grande incêndio, disse Carelse, acrescentando que trabalharão durante a noite para conter o fogo e trabalhar na linha de fogo.
    Quatro helicópteros também foram enviados para ajudar nos esforços, de 
      “O fogo criou seu próprio vento que aumentou ainda mais a taxa de propagação. A quantidade excessiva de fumaça e correntes ascendentes relacionadas tornaram impossível para o suporte aéreo diminuir a taxa de propagação”, de acordo com um tweet do South African National Parks Table Mountain Conta do Parque Nacional.
      O comunicado disse que o Rhodes Memorial Restaurant foi incendiado e “o fogo também se espalhou para a savana acima do campus superior da Universidade da Cidade do Cabo”.
      Seis edifícios perto de Woolsack Drive, incluindo o Moinho Mostert e três estruturas na Universidade da Cidade do Cabo, foram destruídos, disse Carelse à CNN.
      O Moinho de Mostert, um moinho de vento histórico perto da Universidade da Cidade do Cabo, construído por volta de 1796, também foi seriamente danificado pelo incêndio, de acordo com Carelse.
      Uma mulher no parque disse que estava “tentando fugir do fogo” em um vídeo postado no Twitter, que mostrava uma nuvem de fumaça ao fundo. Em um tweet posterior, Lisette Lombard disse que estava segura, mas seu carro havia sido “destruído”.
      “Nunca experimentei um incêndio que se espalhou de forma tão imprevisível e rápida. Tenho tanto respeito pelos nossos bombeiros”, acrescentou.
      Uma forte fumaça sobe da Table Mountain na Cidade do Cabo.

      Uma forte fumaça sobe da Table Mountain na Cidade do Cabo.
      De acordo com um comunicado dos Parques Nacionais da África do Sul, um “incêndio vagabundo desocupado” pode ter sido o responsável pelo incêndio.
      “Após a investigação inicial, supõe-se que a origem do incêndio é de um incêndio vagante desocupado. Devido ao índice de perigo de incêndio extremo para hoje, que é vermelho com temperaturas de 36 graus observadas e uma umidade relativa extremamente baixa de menos de 10 %, o fogo se espalhou rapidamente na direção do Memorial de Rodes “, dizia o comunicado.

      Dias de combate a incêndios pela frente

      Abanado pelo vento, o fogo se espalhou dos arredores de Philip Kgosana Drive, que faz fronteira com o Parque Nacional da Montanha, para o Memorial Rhodes, continuando em direção aos edifícios da Universidade da Cidade do Cabo, Jermaine Carelse, porta-voz do Cape Town Fire and Rescue, disse à CNN.
      As autoridades foram notificadas pela primeira vez por volta das 8h45 locais (14h45 horário de Brasília), disse ele.
      A batalha contra as chamas pode durar dias, de acordo com um comunicado à mídia compartilhado por uma conta do Twitter associada ao parque .
      “Este não é um incêndio fácil, que provavelmente verá os bombeiros combatendo o incêndio por pelo menos (sic) três dias”, dizia o comunicado.
      Os caminhantes foram instruídos a evacuar a área.

      Os caminhantes foram instruídos a evacuar a área.
        No início do domingo, a conta do Parque Nacional no Twitter havia solicitado que os espectadores “evitassem entrar na área” e que todos os caminhantes dentro da área do Memorial de Newlands e Rhodes evacuassem imediatamente.
        A Table Mountain é uma montanha de telhado plano com vista para a Cidade do Cabo e é uma grande atração turística. O Parque Nacional tem 25.000 hectares e abriga 8.200 espécies de plantas, 
        Por Moussa Garcia 
        19/04/2021 

        Deixe um comentário

        O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *