Coronavírus: prisão ou multa para australianos que retornam da Índia

 Uma índia aperta o peito do pai, que tem dificuldade para respirar

A Índia viu um aumento acentuado no número de infecções e mortes pelo Coronavírus 

Por Francisco Nelson 

CNN ANGOLA

01 Maio,2021

Os cidadãos australianos que voltam da Índia para seu país enfrentam a possibilidade de uma pena de prisão de até cinco anos e multas, depois que o governo proibiu temporariamente as viagens.

O Ministério da Saúde australiano disse que a decisão foi tomada “com base na proporção de pessoas na Índia que contraíram a infecção por Covid-19 que estão em quarentena”.

Anteriormente, a Austrália proibiu todos os voos da Índia.

Estima-se que haja 9.000 australianos na Índia, dos quais 600 são classificados como de risco.

De acordo com a mídia local, esta será a primeira vez que australianos serão criminalizados por seu retorno ao país.

Em uma entrevista ao ABC, um dos médicos disse que a ação do governo não era compatível com o perigo representado pelos repatriados da Índia.

“Nossas famílias estão literalmente morrendo na Índia”, disse o Dr. Phyum Sharmer.


A partir de segunda-feira, qualquer pessoa que tenha estado na Índia nas duas semanas anteriores à sua chegada prevista à Austrália terá a entrada negada.


O não cumprimento da nova decisão pode resultar em uma pena de prisão de cinco anos, multa de A $ 66.000 ou ambos. O Ministério da Saúde informou que a decisão será revista no dia 15 de maio.


“O governo não toma tais decisões levianamente”, disse o ministro da Saúde, Greg Hunt, em um comunicado.


“É importante proteger a saúde pública australiana e os sistemas de quarentena e reduzir o número de casos COVID-19 em instalações de quarentena a um nível administrável”, acrescentou.


O Ministério da Saúde australiano anunciou que havia concordado com a Índia em enviar suprimentos médicos urgentes, incluindo respiradores e equipamentos de proteção individual.


“Nossos corações estão com o povo da Índia e nossa comunidade indo-australiana”, dizia a declaração do Ministério da Saúde.


A Índia viu o número de casos aumentar para 19 milhões e o total de mortes para 200.000. Na semana passada, mais de 300.000 novos casos foram registrados todos os dias.


A Austrália impôs uma série de medidas rígidas para manter o vírus fora do país desde que a pandemia começou a se espalhar em fevereiro de 2020.


Embora a Austrália tenha taxas de infecção próximas a zero e tenha registrado muito menos mortes do que a maioria dos países, políticas rígidas de bloqueio deixaram muitos australianos presos no exterior.


A proibição de chegadas da Índia representa uma escalada – é a primeira vez que a Austrália interrompe as evacuações e proibiu completamente os cidadãos de retornar ao seu país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *