Bengo rende homenagem ao Administrador do Grupo Líder e da Novagrolider João Mateus Gomes de Macedo

Bengo rende homenagem ao Administrador do Grupo Líder e da Novagrolider
João Mateus Gomes de Macedo, engenheiro e empresário, administrador do Grupo Líder e da fazenda Novagrolider de Caxito, membro do Conselho Económico e Social de Angola que faleceu a 4 de Agosto, vítima de um acidente de viação em Lisboa, foi homenageado ontem em Caxito, pelo colectivo de trabalhadores e várias entidades da província do Bengo, no dia em que foi a enterrar.
“A Novagrolider considera a morte de João Macedo prematura, pela sua vitalidade, paixão incansável pelo trabalho e constantes inovações empreendidas para o desenvolvimento que o país almeja. Partiu para a eternidade um líder, pai de família, amigo dos seus amigos, uma pessoa de trato fácil que sempre esteve preocupado com o bem-estar dos outros e disposto a ajudar o seu próximo”, palavras do colectivo de trabalhadores.
“…Foi aqui na província do Bengo que João Macedo criou a Novagrolider, transformou a província em maior produtora da banana, começou a exportar para a Europa, e ajudou a transformar Angola numa das referências na produção da banana – hoje estamos entre os 10 maiores produtores – promoveu o nome de Angola, e deu notoriedade à Província…”, foi assim que o presidente do Conselho de Administração da Caxito Rega, gestora do perímetro irrigado de Caxito, João Mpilamosi Domingos, descreveu o amigo e companheiro, João Macedo, a quem convidou para investir no Bengo há 11 anos.
João Mpilamossi apelou aos trabalhadores e colaboradores a continuarem com o legado de Macedo e almejou a expansão da Novagrolider.
De acordo com o director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Faustino Ngonga, o engenheiro João Macedo foi um homem ímpar, lutador, corajoso, disciplinado e um dos maiores promotores da Feira da Banana que a província do Bengo tem organizado.
Fundada em 2009, a Novagrolider possui duas unidades de produção, a Fazenda Bumba Longa (Cuanza Sul) e a Fazenda do Caxito Bengo), com uma força de trabalho de aproximadamente 1.100 trabalhadores e uma área de 4 500 hectares de plantio que produzem em média, por ano, 60 000 toneladas de frutícolas e hortícolas, com destaque para a banana.
A banana da Novagrolider já atingiu os mercados de Portugal, República Democrática do Congo, Marrocos e África do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *