JORNAL FACTOS DE ANGOLA Economia PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA PÓLO DE DESENVOLVIMENTO DIAMANTÍFERO DE SAURIMO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA PÓLO DE DESENVOLVIMENTO DIAMANTÍFERO DE SAURIMO

 

COMUNICADO DE IMPRENSA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA PÓLO DE DESENVOLVIMENTO DIAMANTÍFERO DE SAURIMO

Aprovado pelo despacho presidencial nº 36/19, de 25 de Março, o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, impulsionado pelo Ministério dos Recursos Naturais, Petróleo e Gás, é um investimento da responsabilidade da SODIAM, E.P., e acaba de ser inaugurado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Luanda, 27 de Agosto de 2021 – Localizado a Norte da cidade de Saurimo, este Pólo de Desenvolvimento Diamantífero reúne num só espaço empresas de lapidação de diamantes, centros de formação, zonas comerciais e uma central híbrida que assegura a independência energética do empreendimento. Arranca com três fábricas de lapidação em pleno funcionamento – KPG, KAPU GEMS e STARDIAM –, com dois centros de formação profissional – um especializado em classificação e avaliação de diamantes, da SODIAM; outro especializado em geologia, estudos e projectos, da ENDIAMA; com uma central híbrida (alimentada a energia solar e térmica) e com um centro de convenções.
Para a sua construção foi aprovado um investimento de 77 milhões de dólares, correspondendo a fiscalização da execução a um investimento complementar de dois milhões e trezentos mil dólares.
A área comercial é constituída por um núcleo que integra lojas, restaurantes, bancos, repartições fiscais, escritórios, centro de convenções e os dois centros de formação.
A área industrial é de acesso controlado, conta com segurança reforçada e é composta por 26 lotes de diferentes dimensões destinados à implantação de fábricas, plataformas logísticas e entrepostos aduaneiros do ramo da mineração e na qual já estão em funcionamento três fábricas de lapidação.
Um dos aspectos relevantes deste Pólo é a sua autossuficiência energética, que está garantida pelo funcionamento da estação híbrida (energia solar e térmica), por forma a torná-lo independente do funcionamento da rede local.
“Com este Pólo que hoje o Senhor Presidente da República inaugura aqui em Saurimo, e cujas características são as duma Zona Económica Especial, criámos um conjunto de oportunidades de investimento privado para nacionais e estrangeiros, para além de criarmos emprego para a população local. A par da instalação de empresas e de negócios directamente ligados ao sub-sector diamantífero, em particular, e ao sector mineiro em geral, apostámos também na formação e na capacitação de quadros, com a implantação de dois importantes centros. E, sobretudo, com a sua construção criámos um centro que vai acrescentar valor à cadeia do diamante angolano e que vai contribuir significativamente para o aumento das receitas provenientes deste nosso recurso natural”, sublinha Eugénio Bravo da Rosa, Presidente do Conselho de Administração da SODIAM, E.P..
Para o mesmo responsável, este projecto representa “a aposta e o empenho que Angola, através do seu Executivo e das suas empresas, está a colocar no bom desenvolvimento do sector diamantífero nacional. Um sector cuja regulamentação foi revista por forma a atrair os maiores e os melhores players internacionais”. E sublinha que “estamos a implementar e a desenvolver em Angola projectos relevantes no sector diamantífero, com os melhores e mais sólidos parceiros nacionais e internacionais, com vista a que o País seja um mercado respeitado e influente neste domínio”.
Recorde-se que a aposta no fomento da lapidação de diamantes em Angola é um dos objectivos do Plano de Desenvolvimento do Sector Mineiro, em operacionalização pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que aposta claramente na diversificação e aumento da cadeia de valor da indústria que compreende a prospecção, exploração, comercialização, lapidação, retalho (para o sector industrial) e joalharia de diamantes.
“Os nossos objectivos para o subsector diamantífero são claros: implementação de um novo modelo de comercialização de diamantes, à luz da Nova Política de Comercialização de Diamantes, operacionalização de um modelo de comercialização de diamantes resultantes da actividade semi-industrial e artesanal e fomento do segmento da lapidação”, disse o Ministro dos Recursos Minerais , Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

Sobre a SODIAM
A SODIAM, E.P. – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola é a empresa estatal responsável pelo controlo e supervisão de compra, venda e exportação/importação de diamantes em Angola. Das suas funções destacam-se as seguintes: canal único de comercialização de diamantes; órgão público de comercialização de diamantes; gestor da reserva estratégica do Estado; comprador e revendedor de 15 a 20% da quota de produção autorizada; comprador e revendedor exclusivo de diamantes brutos de origem e exploração semi-industrial/cooperativas mineiras.

Para mais informações contactar
Joana Damas | 945 790 002 & Hamilton Viage | 927 899 068

DENDENTE 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post