OBRAS PÚBLICAS NO BENGO

OBRAS PÚBLICAS NO BENGO

Autorizada despesa para electrificação do Triângulo dos Dembos

 

Três meses depois da governadora da província do Bengo, Mara Quiosa apresentar preocupações ligadas à falta de energia eléctrica no Triângulo dos Dembos, o Presidente da República, João Lourenço, respondeu ao seu pedido com um despacho que autoriza a despesa ao valor de 84. 600 000,00 (oitenta e quatro milhões e seiscentos mil euros) e formaliza a abertura do Procedimento de Contratação Simplificada, pelo critério material, para celebração do Contrato de Empreitada de Obras Públicas para a Electrificação desta zona.  

Mara Quiosa apresentou o problema durante a reunião com o governo local orientada pelo Presidente da República, durante o primeiro dia de visita àquela província no mês de Junho.

“Quando chegamos à província, o Município do Ambriz não estava electrificado, graças a algum empenho do Ministro Borges conseguimos colocar a energia no município do Ambriz, mas dos seis municípios, camarada Presidente, só dois, o Dande e o Ambriz, é que têm energia. Ainda temos um déficit a nível dos outros quatro municípios. Portanto, o nosso pedido aqui vai directamente para a questão da obra da electrificação da zona do Triângulo”, solicitou a governadora naquela ocasião.  

O Projecto de Electrificação do Triângulo dos Dembos, incluindo Nambuangongo, tem financiamento assegurado através do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA). 

À governadora da Província do Bengo, Mara Quiosa, é delegada competência, com a faculdade de subdelegar, para aprovação das peças do procedimento, bem como para verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do mesmo procedimento e celebração do contrato. 

A ministra das Finanças, Vera Daves, está autorizada a inscrever o projecto no Programa de Investimento Público (PIP) e assegurar os recursos financeiros necessários à implementação do contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *