JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL OBRAS PÚBLICAS NO BENGO

OBRAS PÚBLICAS NO BENGO

OBRAS PÚBLICAS NO BENGO

Autorizada despesa para electrificação do Triângulo dos Dembos

 

Três meses depois da governadora da província do Bengo, Mara Quiosa apresentar preocupações ligadas à falta de energia eléctrica no Triângulo dos Dembos, o Presidente da República, João Lourenço, respondeu ao seu pedido com um despacho que autoriza a despesa ao valor de 84. 600 000,00 (oitenta e quatro milhões e seiscentos mil euros) e formaliza a abertura do Procedimento de Contratação Simplificada, pelo critério material, para celebração do Contrato de Empreitada de Obras Públicas para a Electrificação desta zona.  

Mara Quiosa apresentou o problema durante a reunião com o governo local orientada pelo Presidente da República, durante o primeiro dia de visita àquela província no mês de Junho.

“Quando chegamos à província, o Município do Ambriz não estava electrificado, graças a algum empenho do Ministro Borges conseguimos colocar a energia no município do Ambriz, mas dos seis municípios, camarada Presidente, só dois, o Dande e o Ambriz, é que têm energia. Ainda temos um déficit a nível dos outros quatro municípios. Portanto, o nosso pedido aqui vai directamente para a questão da obra da electrificação da zona do Triângulo”, solicitou a governadora naquela ocasião.  

O Projecto de Electrificação do Triângulo dos Dembos, incluindo Nambuangongo, tem financiamento assegurado através do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA). 

À governadora da Província do Bengo, Mara Quiosa, é delegada competência, com a faculdade de subdelegar, para aprovação das peças do procedimento, bem como para verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do mesmo procedimento e celebração do contrato. 

A ministra das Finanças, Vera Daves, está autorizada a inscrever o projecto no Programa de Investimento Público (PIP) e assegurar os recursos financeiros necessários à implementação do contrato.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post