Tchizé dos Santos tem 1,4 milhões de euros congelados em Portugal

 

Tchizé dos Santos tem 1,4 milhões de euros congelados em Portugal

Entre outras coisas, na sua recente e polémica entrevista à CNN Portugal, Tchizé dos Santos acusou Portugal de a estar “a difamar através dos tribunais”.

“Sou cidadã portuguesa e não sinto segurança jurídica para estar” no país, porque o “Governo português já baixou as orelhas” a João Lourenço, apontou.

O Observador adianta que Tchizé está sem acesso a 1,4 milhões de euros, que lhe foram congelados pelas autoridades portuguesas. Suspeitas de fraude fiscal e branqueamento são as razões que levaram ao arresto, resultante de um inquérito criminal que lhe foi aberto.

O jornal online escreve que os 1,4 milhões são relativos a uma sociedade offshore que ganhou a concessão da Televisão Pública de Angola (TPA), existindo suspeitas de favorecimento nesse ajuste direto.

No ano passado, o juiz Ivo Rosa ordenou que a suspensão da conta de Tchizé fosse levantada por falta de indícios mas, por recurso do Ministério Público, o Tribunal da Relação de Lisboa revogou a ordem.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está também a investigar suspeitas de favorecimento a empresas de Tchizé dos Santos e do seu marido Hugo Pêgo no financiamento de projetos imobiliários em Portugal.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *