Além da fugitiva da justiça Elizabeth Pahiama: Lista de candidatos à deputado do MPLA tem várias personalidades com problema na justiça

Além da fugitiva da justiça Elizabeth Pahiama: Lista de candidatos à deputado do MPLA tem várias personalidades com problema na justiça

A lista de candidatos à deputado do MPLA integra varias personalidades com problemas  na justiça, que iram se acomodar na Assembleia Nacional caso sejam eleitos. 

Ângelo da Viegas Tavares o ex- ministro do interior, esta na posição 102, o político está sendo investigado os seus actos de sua gestão contidos num relatório de inspeção. 

Dentre as investigações,  é referenciada  que estaria a ser verificado a transparência sobre a compra de uma frota de veículo Hyundai/I20, requisitados para a Polícia Nacional e para alguns diretores de departamento do Serviço de Investigação Criminal. O constrangimento causado ao antigo governante é baseado em alegações de que um filho seu, terá actuado como mediador no negócio da compra das viaturas precipitando insinuações de sobrefacturação.

 

A ideia da compra das viaturas foi uma proposta apresentada pelo anterior   Comandante Geral da Polícia Nacional,  Comissário Alfredo Eduardo Manuel Mingas “Panda”, com o objectivo de se realizar  policiamento urbano. Na altura, o ministro Viegas de reprovou a proposta mas por detrás avançou com a compra  envolvendo uma empresa CAPROS, S.A, dirigida por um superintendente, António Fernando Alberto.

Pedro Sebastião, antigo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, figura na lista nacional, ocupando a posição 74. O general foi exonerado por João Lourenço, em maio de 2021, na sequência na sequência do escândalo da chamada “Operação Caranguejo”, com outros altos oficiais afectos a segurança presidencial suspeitos de cometerem crimes de peculato, retenção de moeda, associação criminosa e outros.

A operação, resultou na apreensão de vários milhões de dólares, euros e kwanzas e vários oficiais das Forças Armadas, ligados a segurança presidencial, são suspeitos dos crimes de peculato, retenção de moeda, associação criminosa e outros.

Virgilio Tyova número 34 da lista, é arguido num processo em que é acusado de gestão danosa de fundos que deveriam favorecer a população afectada pela seca na província do Cunene, onde foi governador entre setembrode 2018 e janeiro de 2020.

Já posição 122, aparece Elizabeth Pahiama, a filha do já falecido general  Kundi Pahiama,  consta da lista dos candidatos à deputado no círculo nacional pelo MPLA partido. 

No ano de 2020, o Tribunal Provincial de Luanda admitiu que perdeu  o rasto da empresária  Elizabeth do Rosário Paihama  “Zaida” , para prestação de esclarecimento de uma dívida de 300 milhões de kwanzas, contraída no extinto Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC), do qual era o maior accionista, com uma participação de 80,27%, o seu progenitor Kundi Paihama.

Elizabeth “Zaida” Paihama esteve perto de ser anunciada como administradora executiva do BANC, porém enquanto aguardava pela nomeação oficial, actuava já como “administradora informal” e nesta condição contraiu junto ao banco do seu pai, o credito – sem garantia – de cerca de 300 milhões de kwanzas. De acordo com relatório de falência, “Zaida” Paihama usou os fundos para a compra de uma vivenda em um dos condomínios em Luanda, como também transferiu para Portugal para aquisição de automóveis. No ano passado, enquanto o processo de encerramento decorria, Zaida Paihama levou para casa três viaturas de marca Land Rover pertencente ao Banco.

 

As autoridades judiciais em Angola  concluíram que embora Elizabeth Paihama “Zaida” seja filha do accionista maioritário, não deve levar as viaturas para casa por estas constituírem património do BANC.

 

Ao ser contactada diversas vezes pela equipa de diligência do Tribunal angolano, para prestar esclarecimento quanto ao seu papel na concepção de creditos do banco, “Zaida” é citada como tendo se mantido “desligada”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *