JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL João Lourenço aborda relações bilaterais com diplomata norte-americana diplomacia angolana muito activa na Cimeira de Addis Abeba

João Lourenço aborda relações bilaterais com diplomata norte-americana diplomacia angolana muito activa na Cimeira de Addis Abeba

João Lourenço aborda relações bilaterais com diplomata norte-americana diplomacia angolana muito activa na Cimeira de Addis Abeba post thumbnail image

João Lourenço aborda relações bilaterais com diplomata norte-americana

O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu em audiência este sábado, em Adis Abeba, a secretária de Estado Adjunta dos Estados Unidos da América para África, Molly Phee.

O Presidente da República, João Lourenço, desenvolveu, neste sábado, à margem da 36ª Cimeira de Chefes de Estado e Governo da União Africana, uma intensa actividade diplomática paralela.

Nos vários encontros mantidos, o Chefe de Estado e “Campeão da Paz” da União Africana privilegiou as diligências em prol da paz e das relações bilaterais inter-Estados.

Por sua iniciativa, ao longo do dia de sábado, João Lourenço trabalhou com os Presidentes, no caso da República Centro Africana, Faustin-Archanje Touadéra, da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Tchad, que representou o Chefe de Estado, Mahamat Déby Itno.

A situação de segurança e paz na República Centro Africana (RCA) foi o tema desta mini-cimeira quadripartida, em Addis Abeba, depois de há uma semana Luanda ter já acolhido uma outra só que apenas a três.

Nas salas protocolares de audiências do edifício sede da União Africana, foram vários os encontros diplomáticos que o Presidente João Lourenço manteve, neste sábado, com diferentes personalidades que se encontram na capital etíope, a tomar parte também na Cimeira da União Africana.

O Presidente da República de Angola reuniu com o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema; com Ali Bongo, Presidente da República do Gabão e ainda com Emmerson Mnangagwa, Presidente da República do Zimbabwe.

Também encontraram-se com o Chefe de Estado angolano, Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, e António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post