
Comissão da Carteira e Ética – Angola
NOTA DE IMPRENSA
A Comissão da Carteira e Ética (CCE), organismo de direito público, de âmbito nacional, encarregue da auto-regulação do exercício do Jornalismo em Angola, ao abrigo da Lei 5/17. de 23 de Janeiro, Lei sobre o Estatuto do Jornalista, informa à opinião pública nacional, que tem acompanhado com atenção o ambiente conturbado do Sistema Judicial do país, com realce para actos ilícitos imputados a magistrados de tribunais superiores.
Em defesa da Classe, a CCE repudia todo e qualquer exercicio tendente à responsabilização de jornalistas, alegadamente por promoverem, com o seu trabalho, o julgamento e a condenação em hasta pública dos operadores da Justiça indiciados de práticas e comportamentos desviantes, como afirmou o Professor Doutor Raul Araújo, juiz jubilado, em recente entrevista.
Amparados pela Liberdade de Imprensa, plasmada no artigo 44.º da Constituição da República, os profissionais da Comunicação Social apenas efectivam o designio da Liberdade de expressão e de informação, direito fundamental consagrado no artigo 40.0, também da Carta Magna do Estado angolano, pelo que se afigura pertinente recitar a máxima “não quer que noticiemos, não deixa que aconteça!”
A Comissão da Carteira e Ética lembra que as instituições e os cidadãos podem recorrer a si, enquanto auto-reguladora, caso identifiquem indicios de atropelo da ética e deontologia profissional por parte dos jornalistas, a quem exorta a prosseguirem com o seu trabalho, sempre em obediência aos factos e ao cruzamento das fontes.
Comissão da Carteira e Ética, Por Um Jornalismo Cada Vez Mais Profissional!
Luanda, aos 10 de Março de 2023
10 Elca-Ange Comissão da Carteira e Ética Angola
Bairro CCT-Rua Adelino Quintino, Condominio Parque do saber, Prédio Nº4 R/C, (Ref. ao lado da ISUTIC)- Luanda – Angola NIF: 5000572322 E-mail: geral@cce.ac luisa.rogeria@gmail.com Tel: 936 130 042 1931 871192 1923 501 533 1922 435 296
+ There are no comments
Add yours