JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL Deputados da UNITA em Maputo Moçambique para apoiar “Man Genas”

Deputados da UNITA em Maputo Moçambique para apoiar “Man Genas”

Deputados da UNITA em Maputo Moçambique para apoiar “Man Genas” post thumbnail image

Deputados da UNITA em Maputo Moçambique para apoiar “Man Genas”

Uma delegação composta por três deputados do Grupo Parlamentar da UNITA encontra-se desde terça-feira, 21, em Maputo, capital de Moçambique, a fim de prestar assistência necessária a Gerson Eugénio Quintas, vulgarmente conhecido por “Man Genas” e a sua família.

Segundo a nota enviada à redacção do Factos de Angola, a delegação é composta pelos deputados Olívio Quilumbo (4º vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA e membro da Comissão de Administração do Estado e Poder Local), João Kanda Bernardo e Maria do Espírito Santo Monteiro, membros da Comissão de Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos Cidadãos.

“Man Genas” – fez denúncias sobre o alegado envolvimento de altas figuras da Polícia Nacional e dos Serviços de Investigação Criminal no narcotráfico – encontra-se sob custódia da polícia moçambicana depois de ter sofrido uma tentativa de raptado num centro comercial em Maputo.

Leia a nota na íntegra:

O Grupo Parlamentar da UNITA, no âmbito da sua actuação enquanto conjunto de representantes legítimos do soberano Povo de Angola, enviou nesta terça-feira, 21 de Março de 2023, uma missão à República de Moçambique, composta pelos Deputados Olívio Quilumbo (4º Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA e membro da Comissão de Administração do Estado e Poder Local), Maria do Espírito Santo Monteiro e João Kanda Bernardo (ambos membros da Comissão de Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos Cidadãos).

Na agenda de trabalhos constam cumprimentos de cortesia ao Embaixador de Angola em Moçambique, a 22 de Março, assim como uma visita à Direcção-Geral da Bancada Parlamentar da RENAMO também a 22 de Março.

No mesmo dia a delegação vai igualmente visitar o cidadão “Man Genas” e sua família, bem como manter encontros com a Representação das Nações Unidas para os Direitos Humanos, associações moçambicanas dos Direitos Humanos e demais organizações da sociedade civil local, a 24 de Março, e com a comunidade angolana residente em Maputo. No final da missão será realizada uma conferência de imprensa a ter lugar no dia 24 de Março para o balanço da visita à Moçambique .

De realçar que a visita surge na sequência de contactos efectuados entre o Grupo Parlamentar da UNITA e entidades do Estado moçambicano e da sociedade civil, em favor da protecção política e jurídica do cidadão “Man Genas” e sua família, obrigados a buscar refúgio no país irmão do Índico e donde as autoridades angolanas os quiseram extraditar à força.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post