JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL ALERTA DO MINISTERIO DA SAÚDE : DETECTADO GRIPE H1N1 EM LUANDA

ALERTA DO MINISTERIO DA SAÚDE : DETECTADO GRIPE H1N1 EM LUANDA

ALERTA DO MINISTERIO DA SAÚDE  : DETECTADO  GRIPE H1N1 EM LUANDA post thumbnail image

Quatro casos de gripe H1N1 foram detectados na província de Luanda, anunciou, esta quinta-feira, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Redação:Factos de Angola

São recomendados aos cidadãos que estiverem gripes a usarem a máscara facial quando estiverem em locais fechados.

O médico especialista em Saúde Pública, Jeremias Agostinho, disse que casos deste tipo de gripe na época de cacimbo é “normal”, recordando que no ano passado houve registo de mais de dez casos. 

O que é H1N1?

O H1N1 é um tipo de vírus que também pode ser chamado de influenza H1N1, gripe H1N1, influenza A e de vírus H1N1. Esse é a variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína.

Ela recebeu esse nome por afetar porcos ao mesmo tempo em que afetava os seres humanos, mas o vírus H1N1 é, na verdade, uma combinação de diferentes tipos de vírus influenza, inclusive com a participação do vírus da gripe aviária.

De modo geral, essa é uma versão forte da gripe, que precisa ser tratada porque tem o potencial de causar complicações, podendo, inclusive, levar o paciente ao óbito.

O H1N1 é transmitido de um indivíduo para o outro por meio do contato com secreções de uma pessoa que esteja infectada com a doença. Acredita-se que o vírus H1N1 possa sobreviver no ar, por isso, os ambientes sempre devem ficar bem arejados.

Quais os sintomas da gripe H1N1?

Entre os sintomas de gripe H1N1, podemos destacar:

– Febre;
– Tosse;
– Coriza;
– Dor de garganta;
– Dor muscular;
– Dor de cabeça;
– Mal-estar;
– Irritação nos olhos;
– Falta de apetite;
– Falta de ar;
– Calafrios;
– Cansaço e fadiga;
– Vômitos e náuseas e
– Diarreia.

Os sintomas de H1N1 podem permanecer por mais de 7 dias.

Como é o tratamento do H1N1?

O H1N1 tem cura e seu tratamento pode ser feito por meio de medicamentos que tratam e aliviam os sintomas da doença, como o medicamento Tamiflu.

Além disso, o paciente com H1N1 deve permanecer em repouso, ingerir muito líquido e ficar em isolamento, evitando transmitir a doença para outros indivíduos.

Como é a prevenção do H1N1?

A prevenção dessa condição médica pode ser feita por meio do uso da vacina de H1N1, capaz de fazer com que a pessoa não consiga contrair esse vírus.

Lavar bem as mãos e manter todos os ambientes bem arejados e com boa circulação de ar também são formas de prevenir o contágio com o H1N1.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post