A oposição gabonesa apela à junta militar para um diálogo para redefinir as novas instituições da Transição
A Plataforma “Alternance 2023”, um grupo de líderes e grandes partidos políticos da oposição gabonesa, num comunicado, convocado quinta-feira, 31 de agosto de 2023, uma junta militar no poder em Libreville, um diálogo francês e sincero para redefinir o Novas instituições que devem permitir o funcionamento do Estado do país, que a democracia já está na sua infância.
“Na plataforma Alternance 2023, convidamos os nossos representantes das forças de segurança e defesa a discutir, a apoiar a situação nacional quádrupla patriótica e responsável e a reunir-se entre o nosso povo gabonês e a ter uma solução que permita ao nosso país conhecer a sua actual situação. situação.”, lançou o Dr. Mike Jocktane, porta-voz da referida plataforma.
As forças de derrota e segurança do Gabão, unidas no Comité para a Transição e Restauração das Instituições (CTRI), tomaram o poder em 30 de agosto de 2023 através de um golpe de Estado. Quando ouvimos falar do regime de Ali Bongo, declarado aos 30 minutos da madrugada, foi anunciado pela Central Eleitoral do Gabão (CGE). Os resultados descritos como “truncados” foram imediatamente contestados pelos militares.
Para a oposição gabonesa, as eleições presidenciais de 26 de Agosto deram o vencedor ao candidato consensual da oposição, o professor Albert Ondo Ossa e que os militares tiveram de fazer tudo para legitimar estes resultados.
“A plataforma Alternance 2023 chamada for defesa e segurança para que sejam responsáveis e patrióticos para salvar o nosso paí de um amanhã ainda mais sombrio do que aqueles que foram salvos”, desejou
Apelo difícil de aceitar militares que dissolvessem todas as instituições, inclusive a CGE.
Por : Sidney IVEMBI
Publicar comentário