JORNAL FACTOS DE ANGOLA Mundo Edir Macedo: Bispo influente à frente de um verdadeiro império criado com o dinheiro dos fiéis

Edir Macedo: Bispo influente à frente de um verdadeiro império criado com o dinheiro dos fiéis

Edir Macedo: Bispo influente à frente de um verdadeiro império criado com o dinheiro dos fiéis post thumbnail image

Bispo, banqueiro, empresário, proprietário de meios de comunicação social e conselheiro político, o líder do IURD joga em todos os lados. Segundo a revista Forbes , sua fortuna pode chegar a mais de um bilhão de dólares.

Recentemente seu canal de televisão RecordTV  produziu a série Jesusque obteve sucesso significativo no Brasil e também na Argentina, onde é a série mais vista este ano. As diversas produções televisivas do canal constituem um verdadeiro “soft power” para a doutrina do grupo. 

Segundo Maria das Dores Campos Machado, socióloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro especializada no estudo das igrejas evangélicas e pentecostais, a rede de televisão e rádio de Edir Macedo também lhe confere forte influência política. Se no início seus canais transmitiam programas em torno dos pastores do grupo, as séries constituem um importante vetor de recrutamento devido à atração por esse tipo de conteúdo na cultura popular brasileira. Durante a campanha eleitoral de 2018, o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, fezRecordTV seu megafone. Para Dawisson Belém Lopes, professor de relações internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), o canal constitui uma espécie de Fox News brasileira alinhada à ideologia de Jair Bolsonaro.

Edir Macedo é amigo e conselheiro do expresidente brasileiro que lhe concedeu passaporte diplomático em 2019.

Embora nunca tenha estado diretamente envolvido na política, Edir Macedo usa todas as ferramentas que possui e o seu poder económico para apoiar os atores políticos. 

Dawisson Belém Lopes explica que no Brasil muitas figuras políticas pertencem ao IURD. 

Por exemplo, lembremos que Marcelo Crivella, ex-prefeito do Rio de Janeiro, é pastor do grupo e aliás sobrinho de Edir Macedo. 

No Brasil, os evangélicos têm conseguido influenciar a vida política para ampliar sua ideologia e atrair cada vez mais fiéis.

Edir Macedo é um verdadeiro empresário de fé, sua organização presente em mais de 180 países arrecada consideráveis ​​doações. Em livro dedicado a Edir Macedo e sua organização, o jornalista Gilberto Nascimento explica que os pastores recrutados pelo movimento não estudam teologia nem filosofia, mas devem ter confiança e eloquência para “galvanizar as massas e convencer os fiéis a fazerem oferendas a Deus”.dinheiro e oferendas que tem como o unico beneficiador o Bispo Edir Macedo .”

(Fonte: Boletim Info Ries Nº 748)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post