JORNAL FACTOS DE ANGOLA Mundo Palestina 1920: O Outro Lado da História Palestina

Palestina 1920: O Outro Lado da História Palestina

Palestina 1920: O Outro Lado da História Palestina post thumbnail image

Uma nação comercial próspera ou uma terra sem povo? Historiadores e testemunhas contam o outro lado da história palestina.

“Uma terra sem povo e um povo sem terra” é como a relação entre a Palestina e o povo judeu foi descrita por escritores cristãos no século XIX. E a história do Médio Oriente no século XX foi em grande parte escrita através destes olhos.

Mas este filme da Al Jazeera árabe olha para a Palestina de um ângulo diferente. Ele ouve relatos de historiadores e testemunhas, e apresenta documentos de arquivo que mostram a Palestina como uma província próspera da Grande Síria e do Império Otomano no início do século XX.

A evidência sugere que as suas cidades tinham um sector comercial e comercial em desenvolvimento, infra-estruturas crescentes e uma cultura embrionária que lhe permitiria enfrentar os desafios das próximas décadas.

No entanto, as ramificações políticas da Declaração Balfour, da Conferência de San Remo e do Mandato Britânico desencadearam uma série de acontecimentos que afectaram profundamente esta sociedade vibrante e incipiente e levaram aos acontecimentos de 1948 e mais além.

Este filme é o outro lado da história palestina.

Fonte:Al Jazeera árabe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post