JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL Biden promete visitar Angola e destaca importância da parceria entre os dois países

Biden promete visitar Angola e destaca importância da parceria entre os dois países

Biden promete visitar Angola e destaca importância da parceria entre os dois países post thumbnail image
O Presidente norte-americano, Joe Biden, destacou hoje a importância e o impacto da parceria entre Angola e os Estados Unidos durante um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço, e prometeu visitar o país africano.

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira que visitará Angola em uma viagem que poderá marcar um envolvimento renovado com a África em um momento de turbulência internacional.

“Já estive lá e voltarei”, disse Biden quando questionado sobre a visita ao país durante uma reunião no Salão Oval com o seu homólogo angolano, João Lourenço.

Biden não especificou quando a reunião aconteceria. A Casa Branca não respondeu a um pedido de detalhes adicionais.

O presidente dos EUA, que procura a reeleição no próximo ano e enfrenta uma série de desafios de política externa, da Ucrânia a Israel, chamou a atenção pela falta de uma viagem ao continente africano, apesar do que ele diz ser a sua importância nas questões globais.

Os dois líderes deveriam discutir a cooperação e o investimento entre os países em energia solar, desenvolvimento de infra-estruturas e espaço, áreas onde a administração Biden se vê presa à concorrência com a China e onde também tem tentado combater a Rússia.

Como parte da visita, Angola deveria concordar com os Acordos Artemis, um pacto concebido para definir as regras para a exploração espacial. Angola tem um programa de satélites que tem beneficiado do apoio russo.

Os Estados Unidos têm apoiado um projecto que liga a República Democrática do Congo, rica em recursos, ao porto do Lobito, em Angola, por via ferroviária, para contornar o congestionamento rodoviário e evitar atrasos na rota do cobre e do cobalto.

“África: mil milhões de pessoas. Extremamente importante”, disse Biden antes da reunião no Salão Oval. “Nenhum país é mais importante que Angola.”

Em Dezembro passado, Biden disse: “Estou ansioso por visitar o seu continente”, numa cimeira de líderes africanos em Washington. “Estou ansioso para ver muitos de vocês em seus países de origem.”

Biden participou brevemente numa conferência sobre o clima no Egipto no ano passado, mas a conferência foi realizada na Península Asiática do Sinai. A vice-presidente Kamala Harris fez uma viagem de uma semana à África no início deste ano.

Reportagem de Trevor Hunnicutt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post