JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA REALÇA BENEFÍCIOS DA PAZ NO PAÍS COMO EXEMPLO PARA O MUNDO

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA REALÇA BENEFÍCIOS DA PAZ NO PAÍS COMO EXEMPLO PARA O MUNDO

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA REALÇA BENEFÍCIOS DA PAZ NO PAÍS COMO EXEMPLO PARA O MUNDO post thumbnail image

Abertura da Cimeira das Presidentes dos Parlamentos a nível mundial

A Presidente da Assembleia Nacional de Angola,Carolina Cerqueira, realçou, nesta quarta-feira, 6 de Março, em Paris (França),os benefícios da paz em Angola que podem servir de exemplo para o mundo.
Falando na cerimónia de abertura da Cimeira das Presidentes dos Parlamentos a nível mundial, Carolina Cerqueira fez menção à oportunidade que a paz oferece para a igualdade, a equidade das mulheres, a promoção dos seus direitos e a sua inclusão nos processos de decisão política.
Carolina Cerqueira realçou a necessidade da educação dos direitos das meninas,para que se interessem sobre a política no futuro, a formação técnica profissional como mecanismo de inclusão social, a prevenção da gravidez
precoce e casamentos prematuros.
No mesmo sentido realçou que a agenda dos parlamentos impele as mulheres parlamentares a apoiar políticas a favor da paz e segurança alimentar e nutricional, a democracia e o amparo as populações vulneráveis e maior voz às mulheres para que o seu exemplo de resiliência, coragem e determinação ajudem a melhor as sociedades dos países africanos.
A líder do parlamento angolano ressaltou ainda o papel das mulheres da África Austral para a estabilidade, a segurança e a paz na região para o progresso dos seus países.

Carolina Cerqueira agradeceu o convite da presidente da Assembleia Nacional francesa a sete países africanos, entre os quais Angola, Tanzânia, Zâmbia,Moçambique, Malawi, São Tomé e Príncipe e Angola para se debruçar sobre problemas actuais que afectam a vida das mulheres, a sua autonomia e inclusão política e social.

Por seu turno, a presidente da Assembleia Nacional de França, Yaël Braun-Heven, destacou o crescimento significativo de mulheres como líderes políticas em parlamentos ao redor do mundo. Yaël Braun-Heven enfatizou a importância de aprofundar os direitos das mulheres, como a saúde e a educação.
A responsável comemorou a recente inclusão do direito à interrupção da gravidez na constituição francesa, marcando desta forma um avanço histórico global.
Já a Prémio Nobel da Paz 2022, Oleksandra Matviichuk, compartilhou a resiliência e a determinação das mulheres ucranianas nos últimos dois anos. Deforma esperançosa, expressou optimismo quanto ao aumento da resposta internacional às necessidades das mulheres afectadas pelo conflito.
A ex-presidente da Câmara norte-americana, Nancy Pelosi, que fez uma intervenção por vídeo, destacou o papel fundamental das mulheres na defesa da democracia e enfatizou a importância contínua do progresso na igualdade de género, tanto em tempos de guerra quanto de paz, ressaltando que o investimento na educação das mulheres é a chave para um futuro mais próspero.
O programa do primeiro dia culminou com a inauguração de uma exposição dedicada aos direitos políticos das mulheres e uma visita ao hemiciclo francês.

O evento reserva, para o primeiro dia, uma conferência sobre personalidades femininas inspiradoras e a inauguração de uma exposição dedicada aos direitos políticos das mulheres, na Galeria das Festas da Assembleia Nacional de França.
O segundo dia de trabalho inscreve duas mesas redondas sobre a educação para a igualdade, luta contra a violência das mulheres e a saúde, bem como a igualdade e a paridade na política e a afirmação de modelos femininos.
Integram a delegação angolana as deputadas Rosa Branca Albino, do Grupo Parlamentar do MPLA, Albertina Navita Ngolo Felisberto, do Grupo Parlamentar da UNITA, e Florbela Malaquias, do Partido Humanista de Angola (PHA).

                            GABINETE DE IMPRENSA DA ASSEMBLEIA NACIONAL | Luanda, 7 de Março de 2024

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post