JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL Mensagem do PR João Lourenço aos novos responsáveis do Turismo e Cultura, em cerimónia esta manhã no Palácio Presidêncial da Cidade Alta em Luanda

Mensagem do PR João Lourenço aos novos responsáveis do Turismo e Cultura, em cerimónia esta manhã no Palácio Presidêncial da Cidade Alta em Luanda

Mensagem do PR João Lourenço aos novos responsáveis do Turismo e Cultura, em cerimónia esta manhã no Palácio Presidêncial da Cidade Alta em Luanda post thumbnail image

Em cerimónia esta manhã no Palácio Presidencial

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO CONFERE POSSE AOS NOVOS MINISTROS DO TURISMO E DA CULTURA 

Luanda, 1 de Abril de 2024 – O Presidente da República, João Lourenço, conferiu hoje posse ao Ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, e ao Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, nomeados por decreto na passada semana.

Na mesma cerimónia, que teve lugar no Salão Nobre do Palácio Presidencial, em Luanda, tomaram igualmente posse a Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, e o Secretário de Estado para o Turismo, Hélder Jonas Leonardo Marcelino.

Ministros de Estado, Ministros e Secretários do Presidente da República testemunharam o acto. Em seguida, as palavras do Presidente da República no acto solene desta manhã. “Senhores Ministros de Estado; Senhores Ministros; Senhores Secretários do Presidente da República; Caros Empossados; Na cerimónia de hoje, em que conferimos posse a dois Ministros e dois Secretários de Estado, a novidade vai para a nomeação do Ministro do Turismo, que fica a partir de hoje independente do sector da Cultura.

Até aqui era um único ministério, Cultura e Turismo.

Mas decidimos separar, porque pretendemos que o novo sector se dedique exclusivamente ao Turismo e que a Cultura se dedique exclusivamente à Cultura. O Turismo é muito importante para a economia nacional, no quadro do esforço que vimos fazendo para diversificar a economia, encontrar outras fontes de receitas, sobretudo de divisas e impulsionar a economia não petrolífera.

O Turismo é um bom embaixador dos países, porque leva o nome desse país para os quatro cantos do mundo. E é um dos sectores que cria bastante emprego.

Nós estamos a lutar contra o desemprego, sobretudo no seio da juventude.

O Turismo é um daqueles que pode contribuir de forma considerável para baixar os índices de desemprego que, infelizmente, o país ainda vive.

O apelo que nós fazemos ao Senhor Ministro do Turismo é que, primeiro, faça um diagnóstico para descobrir porque razão é que, com todas as condições que Angola tem, não conseguimos ainda verdadeiramente atrair turistas para o nosso país.

O factor guerra está ultrapassado já lá vão 22 anos.

Levantámos ou isentámos os vistos aos cidadãos de mais de 90 países, melhorámos o ambiente de negócios no geral e, mesmo assim, o que constatámos na realidade é que não sentimos a mudança necessária no que diz respeito à procura do nosso país como um novo destino turístico.

Sabemos que, para o sucesso do Turismo, concorrem outros departamentos ministeriais, concorrem nomeadamente os sectores dos Transportes, do Interior (portanto os serviços de Migração e Estrangeiros), da Economia, do Comércio, as próprias Autoridades locais  a nível da província, a nível do município , a própria Cultura…

É um conjunto muito amplo de outras entidades, outros sectores, que, com o seu trabalho, devem convergir para que possamos garantir o sucesso do Turismo.

Estamos todos convidados a trabalhar com o novo Ministério do Turismo para que possamos, finalmente, fazer uma viragem significativa no quadro do Turismo no nosso país.

Angola tem, efectivamente, de tudo para ter sucesso no Turismo.

A todos os empossados, gostaria de desejar muito sucesso no exercício das funções que passam a desempenhar a partir de hoje.

Muito obrigado.

SECRETARIA DE IMPRENSA | PALÁCIO PRESIDENCIAL

Em Luanda, 1 de Abril de 2024

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post