JORNAL FACTOS DE ANGOLA Mundo As eleições presidenciais de 2025 serão realizadas na Costa do Marfim e o Arcebispo de Abidjan, Ignace Bessy Dogboe, concorrerá à presidência da república.

As eleições presidenciais de 2025 serão realizadas na Costa do Marfim e o Arcebispo de Abidjan, Ignace Bessy Dogboe, concorrerá à presidência da república.

As eleições presidenciais de 2025 serão realizadas na Costa do Marfim e o Arcebispo de Abidjan, Ignace Bessy Dogboe, concorrerá à presidência da república. post thumbnail image

A arquidiocese de Abidjan, uma das mais influentes da Costa do Marfim, será liderada a partir de agosto por Dom Ignace Bessi Dogbo. Conhecido pelas suas posições fortes, este antigo presidente da Conferência Episcopal não hesitou em desafiar o Presidente Alassane Ouattara antes das eleições de 2024

Formado em teologia bíblica, foi bispo de Katiola de 2004 a 2021 e depois arcebispo metropolitano de Korhogo. Ele também presidiu a conferência dos bispos do país de 2017 a 2023.

Dom Ignace Bessi nasceu em 17 de agosto de 1961 em Niangon-Adjamé, na diocese de Yopougon, e foi ordenado sacerdote em 2 de agosto de 1987. O candidato  arcebispo de Abidjan formou-se em exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Após a ordenação sacerdotal, Dom Bessi exerceu pela primeira vez o seu ministério nas paróquias (1987-1989). Foi diretor diocesano das Pontifícias Obras Missionárias (1993-1995), vigário geral de Yopougon (1995-2004), pároco da Catedral de Yopougon (1997-2004), professor de línguas bíblicas no Seminário Maior Saint-Paul de Abadjin Kouté e assistente espiritual diocesano da Juventude Estudantil Católica (JEC).

O Santo Padre nomeou o novo arcebispo depois de aceitar a renúncia do cardeal Jean-Pierre Kutwa, 78 anos, à frente deste cargo durante quase duas décadas.

O cenário político marfinense começa a ficar agitado em antecipação às próximas eleições presidenciais marcadas para 2025. Embora a campanha eleitoral ainda não tenha começado oficialmente, os potenciais candidatos não perdem tempo em posicionar-se e dar a conhecer as suas intenções.

Costa do Marfim: O cenário político ganha vida em antecipação às eleições presidenciais de 2025

Alassane Ouattara, o actual presidente, põe em dúvida a sua participação na corrida ao quarto mandato. Recentemente, durante uma reunião com um diplomata e um político, Ouattara teria mencionado o seu desejo de se retirar da política para se dedicar a projectos menos exigentes.

Há muitas especulações sobre um possível encontro cara a cara entre Alassane Ouattara, de 82 anos, e o ex-presidente Laurent Gbagbo, de 78, no que alguns já chamam de “duelo dos vovôs”.

Por:Yusuf Ibrahim 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post