JORNAL FACTOS DE ANGOLA NACIONAL BFA é o banco com mais reclamações em Angola

BFA é o banco com mais reclamações em Angola

BFA é o banco com mais reclamações em Angola post thumbnail image

BFA é o banco com mais reclamações em Angola

Por:Pedro Mbinza

Banco de Fomento Angola (BFA) lidera a lista de reclamações do sistema financeiro angolano, com um total de reclamações 2205, segundo o relatório do departamento de conduta financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), referente ao primeiro trimestre deste ano.

Neste sentido, segundo o relatório do BNA consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, segue-se o Banco de Angolano de Investimentos (BAI) com 1565 reclamações, Standard Bank 1176, Banco BIC 692, Banco de Poupança e Crédito (BPC) 557, entre outros.

Em linha com o processo de monitorização da conduta das instituições financeiras, durante o primeiro trimestre de 2024, o Sistema Financeiro Angolano (SFA) recepcionou um total de 16 548 reclamações, numa média de 5 516 processos por mês, o que correspondeu a aumentos de 105,97% face ao trimestre anterior.

Foram registados 8 034 processos e de 146,29% quando comparado com o período homólogo de 2023, que contou com 6 719 reclamações.

O Banco Nacional de Angola justifica que o aumento exponencial do volume de reclamações face ao período homólogo está relacionado com a entrada em funcionamento de uma nova Sociedade Prestadora de Serviços de Pagamento, a Africell Mobile Money, com uma carteira superior a 8,5 milhões de contas registadas, bem como com o aumento da conscientização dos clientes das instituições financeiras, relativamente à defesa dos seus direitos e legítimos interesses.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post